quarta-feira, 29 de abril de 2015

Gnocchi de Beterraba com molho de sementes de abóbora


 Gnocchi de Beterraba numa cama de espinafres com molho de sementes de abóbora! colonthree emoticon

Gluten-free, Vegan
Serve: 5+ pessoas 

INGREDIENTES:
1. Gnocchi
-500gr de beterraba cozida (podem comprar no LIDL já cozida e embalada em vácuo na secção dos legumes);
-1 c. de sopa de azeite;
-1 ovo de linhaça (1 c. de sopa de linhaça + 3 c. de sopa de água, que irá posteriormente ao microondas por 1min, ficando assim com a consistência de um ovo batido);
-1 1/4 a 1 3/4 de cup (1cup=250ml) de farinha de aveia;
-1/2 de parmesão vegan (1/2 cup de amêndoas com pele+ 3 c.de sopa de levedura de cerveja+ 1/4 de c. de chá de sal + 1/4 de c. de sopa de pó de alho, depois é só juntar estes ingredientes e triturá-los num processador de comida);
-1/4 de c. de chá de sal;

2. Espinafres
-100gr de espinafres congelados (100gr por pessoa);
-Água q.b.
-Sal q.b.

3. Molho de sementes de abóbora
-1 cup (150gr) sementes de abóbora;
-3 dentes de alho;
-Gengibre fresco, ralado q.b.
-1 c. de sopa de mel ou agave
-1 c. de sopa de vinagre de cidra;
-3 c. de sopa de sumo de limão;
-3/4 a 1 cup de água;
-Sal e pimenta q.b.

TODOS os ingredientes utilizados nesta receita foram comprados no LIDL, Mini-preço e Intermarche

PREPARAÇÃO:
1. Gnocchi
-Como a beterraba já vinha cozida foi só triturar as 500gr num processador de comida de modo a obtermos um puré. Transferimos o puré para uma taça de tamanho médio e adicionamos, o azeite, ovo de linhaça, parmesão vegano e misturamos, depois aos poucos vamos peneirar a farinha para a taça. Ao peneirar a farinha evitamos a formação de gomos na massa.
-Depois de misturar bem todos os ingredientes, colocamos um pouco de farinha numa superfície limpa da banca da cozinha e começamos a preparar a massa. Moldo a massa em forma de um cilindro, que corto em 5 partes, dessas partes vou formando um cilindro mais pequeno alongando a massa até ficar com uma grossura de 2-4cm de diâmetro (isto medido a olho xD). Após ter estas "cordas" feitas, com uma faca cortei muito sinceramente à la carte, o tamanho dos vosso gnocchi é ao vosso gosto smile emoticon
-Para a cozedura, coloquei água numa panela, quando a estiva a ferver coloquei, um a um, na panela (não coloquem mais do 10 pedaços). Ao deitar os pedaços na panela eles vão afundar, para saber se já estão cozidos, é quando estes começar a boiar.

Para esta parte inspirei-me na receita de gnocchi de beterraba da Naturally Ella (http://naturallyella.com/2012/05/02/beet-gnocchi-with-mustard-sauce-and-goat-cheese/)

2. Espinafres
-Colocar água a ferver com o sal. Quando estiver a ferver, colocar o espinafre. Verificar de tempo a tempo se já está cozido. Quando estiver cozido, escorrer e colocar no prato, formando uma espécie de tapete.

3. Molho de Semente de abóbora
-Coloquei as sementes de abóbora numa frigideira limpa e sem qualquer tipo de gordura. Tostei as sementes durante 15min, até verificar que todas elas estavam a abrir.
-Após tostar as sementes, coloquei no liquidificador os restantes ingredientes menos a água, e por fim as sementes + água. Pulsei até ficar da consistência de um molho cremoso.

Esta receita foi duplicada da receita de garlic-ginger pumpkin seed sauce da My New Roots (http://www.mynewroots.org/site/2014/01/the-winter-abundance-bowl/)

Quanto ao empratamento, coloquei os espinafres primeiro, seguido do gnocchi e por fim um pouco de molho por cima acompanhado de umas avelãs.

Bom apetite heart emoticon

Sem comentários:

Enviar um comentário